Considerando as dinâmicas de consumo atuais, pensar na extensão dos serviços para o formato de delivery parece ser uma opção não apenas interessante, mas imprescindível para o alcance de um público maior. Para que seja implementado com sucesso, é preciso estar atento às principais questões que envolvem a dinâmica e o fornecimento de um serviço capaz de solucioná-las.
Quando um cliente busca um estabelecimento físico, algumas expectativas são criadas em relação à qualidade da comida, agilidade, cardápio variado e afins. Com as entregas, a busca para alcançar tais expectativas deve permanecer a mesma, sendo o único diferencial a adequação ao novo formato e às possíveis implicações provenientes da distância.
Implementação do delivery: os primeiros passos
Em primeiro lugar, é preciso definir qual será o formato dos pedidos: será utilizado um aplicativo que hospeda os serviços e fornece o cardápio ou apenas um telefone para contato na própria loja? Como a implementação de qualquer outro serviço, a resposta deve ser adequada ao tipo de estabelecimento em questão. Para isso, pode ser feita uma pesquisa com os clientes mais frequentes, perguntando qual método mais utilizado por eles, o que parece mais agradável e quais as suas principais expectativas em relação à novidade.
Além disso, é importante considerar que, muitas vezes, os alimentos serão transportados em condições não muito favoráveis. Logo, vale repensar o cardápio, estudar quais pratos valem a pena ser mantidos disponíveis para entrega ou mesmo novas formas de preparo que mantenham a batata frita crocante por mais tempo, por exemplo.
A comunicação com o cliente
Quando considera-se a ida a um restaurante, é sabido que, em caso de qualquer inconveniente, como a demora, existe uma equipe capaz de prestar ajuda, sejam garçons, chefs de cozinha ou gerentes. Trazendo a questão para a sala de casa, é fundamental um canal de comunicação efetivo entre os profissionais e clientes. Isso inclui, por exemplo, a escolha por um cardápio adequado, que assume, assim, o papel dessa ajuda imediata, pois a insegurança de não saber mais informações sobre o pedido pode causar impressões ruins.
Em vista disso, fornecer dados sobre o tempo de entrega ou até mesmo disponibilizar uma área em que possam ser feitas alterações no preparo da comida, como o ponto da carne, são opções interessantes. Garantir total atenção a qualquer dúvida que possa surgir durante o andamento do processo é, também, crucial para que o estabelecimento desperte um senso de confiança no cliente e possibilite a fidelização futura.
A importância do cardápio
Outro fator determinante para a escolha do serviço remoto é a praticidade. Caso não haja praticidade no serviço oferecido, perde-se o sentido de oferecê-lo. Portanto, um cardápio digital, claro e detalhado, é um dos pilares para o sucesso da alternativa. Isso inclui descrever os ingredientes usados no preparo das refeições, as especificações de cada alimento, caso existam, as variedades de molho, tipos de pão, entre outras informações, o que corresponde ao que foi dito anteriormente sobre a relevância da comunicação objetiva com o consumidor.
Por meio de um cardápio personalizado e adequado às singularidades e à identidade do restaurante, é possível mostrar todas as opções de pratos e, ainda, pensar em maneiras de organizar combos com preços diferenciados para compras conjuntas.
Nesse contexto, a Menuart é especialista no desenvolvimento de cardápios funcionais, personalizados e pensados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Contando com mais de 20 anos de experiência, a empresa tem uma equipe treinada para desenvolver soluções gráficas de qualidade para restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Assim, qualifica-se como alternativa ideal para o fornecimento dessa peça chave para o pleno aproveitamento do serviço de delivery.