Durante a pandemia da Covid-19, algumas medidas de segurança alimentar devem ser adotadas em seu restaurante, a fim de evitar sua disseminação e contágio. Sendo assim, além da gestão habitual realizada em seu negócio, seu estabelecimento deve seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde para manter o funcionamento.
A seguir, você encontrará dicas para garantir o funcionamento e segurança de seus consumidores e colaboradores no setor alimentício durante o período. Fatores como processo de limpeza e higienização adequados, transporte, preparo e armazenamento de alimentos devem ser considerados com cuidado. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Processos regulamentados pela ANVISA
Para seguir as recomendações dos órgãos oficiais, os procedimentos estabelecidos pela ANVISA argumentam que os restaurantes devem, obrigatoriamente, realizar a limpeza e higienização diária de seu estabelecimento e funcionários. Além disso, é terminantemente proibido cortar despesas na área de higiene a fim de diminuir custos à empresa.
É necessário, ainda, seguir o Manual de Boas Práticas regulamentado pela ANVISA, reforçando as medidas de prevenção extras de acordo com a necessidade atual, mantendo impecáveis o seu restaurante e a segurança alimentar dos seus clientes.
Como realizar a higienização da cozinha
Em primeiro lugar, é fundamental que a higienização das mãos dos funcionários seja realizada regularmente durante o preparo dos alimentos. Em seguida, cada alimento deve ser higienizado separadamente, a fim de eliminar resíduos que possam disseminar o contágio do novo coronavírus, além de manter o local de preparo (cozinha) limpa.
Sendo assim, é obrigatório, principalmente para os estabelecimentos do setor alimentício, manter a cozinha limpa e higienizada constantemente, desde a troca de funcionários, até a chegada de alimentos diariamente. Além disso, também é necessário que funcionários mantenham uma distância adequada entre um equipamento e outro, possibilitando a manutenção regular do local.
Atenção ao transporte, preparo e armazenamento de alimentos
Além da limpeza da cozinha e higienização dos funcionários, é imprescindível que o transporte, preparo e armazenamento dos alimentos seja feito com muita cautela. Isso significa que os ingredientes devem ser constantemente limpos, além de evitar materiais que possuam substâncias tóxicas, com diferentes odores e sabores.
É necessário, também, etiquetar embalagens abertas com a data de validade de cada alimento, bem como utilizar água potável para o seu preparo. Outra maneira de evitar a disseminação do vírus é realizar o transporte adequado de alimentos, utilizando luvas e máscaras, evitando o contágio de pessoa para ingrediente.
Segurança da equipe e dos consumidores
Assim como para os consumidores, a saúde de seus funcionários também está em risco. Por isso, é preciso realizar a capacitação necessária, com pequenos treinamentos e orientações adequadas para garantir a higienização e limpeza no ambiente de trabalho, com orientações sobre a maneira correta de lavar as mãos, por exemplo.
Algumas medidas de higiene, como obrigatoriedade de unhas curtas, uso de máscaras, luvas e cabelos presos, além do uso de uniforme e toucas, devem ser implementadas no seu restaurante.
Invista em materiais de qualidade
Bem como manter o seu estabelecimento limpo e longe de riscos à segurança dos alimentos, ele deve possuir um material de qualidade, que permita a visualização dos produtos aos consumidores. Afinal, o objetivo de um cardápio que chama a atenção do cliente é se vender sozinho, certo?
Sendo a pioneira no segmento de fabricação de cardápios, a Menuart oferece um design sofisticado e objetivo, com a elegância que o seu restaurante merece. Por meio do cardápio, é possível visualizar seus produtos de forma clara e eficiente, otimizando a comunicação de seu estabelecimento, bem como a relação com seu público alvo, a fim de ampliar suas vendas.
Veja mais: Table Tent – Cesta de Pães – Banner para Restaurante – Criação de cardápio – Impressão de cardápio – Cartões de visita