Qual é a carta de vinhos perfeita para seu restaurante? Seriam os vinhos mais famosos? Os mais caros? Os mais velhos? Na verdade podem ser todos ou nenhum desses. A carta de vinhos perfeita para seu restaurante é aquela que conversa com os pratos e os valores do cardápio principal, além, é claro, das demandas dos clientes.
Como montar uma carta de vinhos
Saiba como montar a carta de vinhos perfeita
Uma carta de vinhos bem formulada reforça a imagem de requinte e profissionalismo de seu restaurante. Na hora de escolher os rótulos, considere além dos itens que mencionamos acima, a capacidade de sua adega.
Os vinhos apresentados na carta devem aparecer seguindo uma ordem geográfica, iniciando pelos nacionais ou pelos rótulos do país tema da culinária de seu restaurante.
A seguir, eles devem ser segmentados por gênero, na seguinte ordem dentro da carta de vinhos:
- aperitivos,
- espumantes,
- brancos,
- roses,
- tintos e
- de sobremesa ou digestivos.
Lembre-se de atualizar a carta de vinhos a cada quatro ou seis meses.
Carta de vinhos: Diferencial no cardápio
A carta de vinhos deve harmonizar-se com o cardápio
O menu explicativo é uma técnica que muitas casas utilizam para melhorar a experiência do cliente. Consiste em colocar abaixo de cada prato oferecido no cardápio o vinho ideal, que mais harmoniza com a escolha e facilita o uso da carta de vinhos.
A melhor apresentação para uma carta de vinhos
Tão importante quanto decidir os vinhos é escolher a melhor apresentação da sua carta de vinhos. Escolha o layout que mais se adequar à proposta de seu restaurante, levando em conta que deve ser de fácil manuseio e com informações claras.
Personalizar a carta de vinhos com sua logomarca e mantê-la em harmonia com outros itens como cardápio e jogo americano reforçam a identidade de sua marca.
Deseja montar suas cartas de vinhos? Clique aqui para obter as melhores cartas de de vinhos do mercado!
Veja mais: Porta Contas | Capa para cardápio | Cardápio Lanchonete