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Menu degustação: vale a pena?

É interessante que os restaurantes pensem em propostas diferentes e inovadoras para atrair os clientes e, assim, se diferenciar da concorrência. Uma boa iniciativa é ter um cardápio com menu de degustação, estratégia que pode fazer total diferença no sucesso do estabelecimento. 

Por ser um assunto que não é tão comentado, é provável que você tenha algumas dúvidas quanto a sua implementação. Por isso, para ajudá-lo, nós separamos uma série de informações relevantes a respeito do tema. Continue lendo! 

O que é um menu degustação? 

É um menu composto por versões reduzidas dos pratos servidos no restaurante, de modo que os clientes possam experimentá-las e, assim, escolher as opções preferidas. 

O conceito é bastante interessante quando se deseja contratar o buffet do estabelecimento para um casamento ou outra ocasião especial, por exemplo. Os organizadores se dirigem ao local para experimentar os pratos servidos e, assim, escolhem o que desejarão servir na ocasião. 

O serviço também pode ser oferecido em outras ocasiões, como quando os clientes simplesmente desejam provar vários pratos de uma vez. Porém, sua aplicação demanda um bom planejamento, de modo a evitar desperdícios e proporcionar a melhor experiência possível aos clientes. 

Como organizar o menu degustação? 

É importante seguir algumas dicas para otimizar o processo, como as seguintes: 

  • Prepare a equipe. Ter pratos servidos em porções menores é algo que demanda bastante planejamento, já que mobilizará boa parte dos profissionais, da cozinha ao serviço. A forma de oferecer o atendimento, porém, é diferente da tradicional, pois costuma haver um pequeno grupo de pessoas no local. Ofereça os devidos treinamentos para evitar problemas. 
  • Se possível, reúna um número significativo de pessoas para oferecer a degustação. Não costuma ser financeiramente viável atender a apenas uma pessoa para a degustação, diante de todos os colaboradores que precisam estar envolvidos para sua preparação. O ideal é ter um grupo de pessoas, de modo a diluir os custos e tornar a operação rentável. 
  • Pense na preparação e na apresentação dos pratos. Não basta diminuir as porções: é necessário planejar toda a experiência que os clientes obterão ao consumir o menu de degustação, dos sabores à apresentação. Assim, os resultados serão os melhores possíveis. 
  • Prefira optar por um horário especial para atender aos clientes do menu de degustação. Não costuma ser uma boa ideia oferecer a degustação enquanto o restaurante funciona normalmente, já que é importante delegar cuidados especiais para o atendimento. Prefira combinar horários em que o estabelecimento costuma estar fechado ou, se não for possível, pelo menos quando geralmente está menos movimentado. 
  • Siga o padrão para o serviço. Costuma-se servir entrada, prato principal e sobremesa. Podem haver mais opções de cada um deles, mas a melhor ordem é essa, que, inclusive, potencializa os sabores e as experiências gastronômicas. 

Compensa oferecer menu degustação? 

Sim, oferecer o menu degustação é benéfico ao restaurante! Essa é uma experiência bastante interessante para os clientes, que poderão degustar vários pratos e, assim, conhecer melhor a qualidade do restaurante, além de escolher cardápios para ocasiões especiais. 

A Menuart é a empresa perfeita para preparar o seu cardápio de menu degustação. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de comunicação visual para restaurantes, ela reúne todo o conhecimento técnico e prático necessário para oferecer o que há de melhor às demandas de cada cliente e, assim, atender plenamente às suas expectativas.

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