Pensando em abrir uma cafeteria, mas o orçamento está curto? Não é preciso se preocupar, pois é possível, sim, criar uma cafeteria de sucesso com pouco espaço, basta saber investir nos detalhes. Para começar, você deve ter em mente que o seu negócio, qualquer que seja, deve oferecer um diferencial aos consumidores, afinal, casa cheia é sinônimo de cliente satisfeito.
Neste artigo, iremos falar sobre os principais aspectos que merecem atenção no planejamento de uma pequena cafeteria, como a escolha da localização, criação do ambiente, seleção de produtos e materiais de qualidade.
Escolha uma boa localização
Em primeiro lugar, independente do tamanho do espaço, uma boa localização é o que fará com que um maior número de consumidores entre no estabelecimento. Por isso, a escolha deve ser feita por meio de pesquisas de locais com universidades, escolas, centros comerciais e escritórios nas proximidades.
Além disso, é válido encontrar um local que possua uma boa acessibilidade, próximo a estações de metrô, pontos de ônibus e avenidas bem movimentadas, que sejam de fácil acesso para o público. Com a correria do dia a dia, é importante que o seu negócio esteja presente nas principais vias da região, a fim de ser encontrado com mais praticidade.
Crie um ambiente convidativo
Bem como estabelecer sua cafeteria em uma boa localização, é fundamental que os seus clientes se sintam em casa. Portanto, no seu planejamento, você deve pensar como consumidor e criar um ambiente em que se sintam confortáveis para convidar um amigo para conversar, realizar uma reunião rápida de negócio ou até mesmo relaxar depois de um dia estressante.
Para isso, sua cafeteria deve possuir mesas e cadeiras confortáveis, em que as pessoas possam sentar e conversar, trabalhar ou colocar as notícias em dia. É preciso contar com um ambiente climatizado e decorativo, com o conceito que o seu negócio deseja transmitir ao público.
Ofereça produtos diferenciados
O principal produto a ser encontrado em uma cafeteria, obviamente, é o café. No entanto, ele pode ser oferecido de diversas maneiras, sabores e aromas. Sendo assim, sua cafeteria pode realizar diferentes preparos, com combinações de aromas e sabores à escolha do cliente.
Para isso, seus colaboradores devem realizar treinamentos para se tornarem capacitados a atualizar, constantemente, o modo de preparo dos cafés, oferecendo novas opções para os consumidores. Assim, serão utilizados ingredientes adequados, bem como a mistura apropriada dos elementos para a criação de novas bebidas no estabelecimento.
Aposte em materiais com design de qualidade
Após escolher uma boa localização, criar um ambiente aconchegante e convidativo, além de oferecer produtos diferenciados, chegou o momento de criar o cardápio ideal. Afinal, para vender bem o seu produto, é preciso contar com uma ampla visualização e descrição nos cardápios.
Para auxiliá-lo na criação, a Menuart, empresa pioneira em fabricação de cardápios para pequenas e médias empresas do mercado, oferece soluções com um design sofisticado e objetivo para a sua cafeteria. Além disso, no site, é possível encontrar outros materiais, como porta-contas, jogo americano e muitos outros, com a qualidade que o seu estabelecimento merece.
Veja mais: Criação de cardápio – Impressão de cardápio – Cartões de visita