Como motivar o meu cliente a pedir sobremesa?

Uma das dificuldades que donos de restaurantes enfrentam diz respeito às sobremesas, pois, em quase todos os estabelecimentos, acontece de os clientes preferirem não pedirem nenhum tipo de doce após as refeições.

Trata-se de algo bem ruim para o restaurante, que deixa de ganhar dinheiro e acaba, muitas vezes, perdendo até mesmo matéria prima por não utilizar na quantidade ideal para ser substituída.

Por esse motivo, muitos restaurantes acabam não investindo muito na motivação do cliente em pedir uma sobremesa, o que acaba sendo um erro, pois, com algumas estratégias, é possível despertar o interesse do cliente pelos doces deliciosos que têm em seu estabelecimento.

Sabemos também que, mesmo com dificuldades em vender esse tipo de prato, retirar do cardápio as opções doces é uma opção inviável, pois é preciso pensar nos poucos clientes que ainda pedem e fazem questão de comer um doce após as refeições. Por isso, separamos dicas que irão ajudar a deixar a sobremesa mais chamativa em seu restaurante.

A abordagem do garçom influencia muito

Quando um cliente chega a um restaurante, normalmente ele é abordado por um garçom portando um cardápio, que é entregue a ele. Assim que escolhe o seu prato e o solicita ao garçom, logo ele escuta uma frase conhecida: “bebida para acompanhar?”, ou algo relacionado a isso.

Percebe que essa frase não desperta muito interesse e não chama a atenção do cliente? No caso de sobremesa, acontece o mesmo. O cliente termina de comer sua refeição e, em alguns estabelecimentos, o garçom vai até a mesa para perguntar se ele precisa de mais alguma coisa ou até aproveita para dizer: “o senhor deseja alguma sobremesa?”.

As duas perguntas que foram feitas anteriormente, tanto em relação às bebida, quantos em relação às sobremesas, são fáceis de serem respondidas com um simples “não, obrigado”. Por isso, devem ser feitas de forma diferente pelo garçom. Por exemplo, ensine à equipe quais são as sobremesas que combinam com cada tipo de prato.  Assim, o oferecimento será um tanto quanto diferente e irá despertar o interesse do cliente. Veja o seguinte exemplo:

O cliente terminou sua refeição e o garçom chega em sua mesa e diz: “o prato que o senhor acabou de consumir harmoniza perfeitamente com esta sobremesa aqui, pois seu sabor mais ácido misturado com a calda…”. Perceba que, falando dessa forma, é possível despertar um sinal no cérebro do cliente que o deixa com vontade de experimentar a sobremesa em questão.

Durante a abordagem é preciso mostrar a sobremesa ao cliente

Tudo fica mais fácil de decidir quando vemos, certo? Por isso, é necessário que o cardápio seja composto por boas imagens tiradas das sobremesas reais de seu restaurante.

Ao visualizar as imagens, é comum que os olhos do cliente fiquem brilhantes e a boca cheia d’água para experimentar. Por isso, não economize ao escolher um bom fotógrafo para capturar belas imagens que ajudem a despertar interesse nos clientes.

Valores que influenciam

Em alguns casos, os valores influenciam na solicitação da sobremesa, por isso, por mais que não seja fácil, tenha o máximo de cuidado ao colocar o valor nos pratos doces. Muitos clientes preferem investir em pratos de entradas e não de sobremesas justamente por conta dos valores.

Tente balancear esse custo para que o restaurante não perca o pedido e para que o cliente não desista da compra.

Invista em um cardápio especialmente para sobremesas

Ter um cardápio bem feito, com imagens reais e bem fotografadas, informações precisas e separado por categorias faz com que o cliente se sinta muito mais confortável ao escolher sua opção.

Tente montar um cardápio que seja prático e fácil de entender e encontrar os produtos. Por exemplo, separe as sobremesas por categorias, sendo: doces, azedas, quentes, frias, para alérgicos, entre outras.

Ter essa separação e informar detalhadamente sobre cada prato pode convencer o cliente a escolher uma boa sobremesa.

Para isso, escolha os cardápios da Menuart. Eles produzem da forma como desejar, de maneira personalizada, com todas as informações necessárias para deixar o seu cliente satisfeito. Eles são experientes em produzir cardápio para restaurantes de pequeno e grande porte, hotéis e outros estabelecimentos.

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