Sem dúvidas, um restaurante de sucesso deve colocar em prática uma série de ações para entregar um serviço de qualidade. Com tantas opções de produtos, preços e condições, escolher um pedido pode ser uma tarefa quase impossível para muitos clientes. Por isso, é importante que o menu seja atraente, sucinto e autoexplicativo para facilitar a vida do consumidor. Sendo assim, investir na impressão de cardápios é uma boa estratégia.
Veja abaixo o que é de fato primordial na hora de elaborar um menu funcional e agradável.
Decida o formato
Definir o modelo do cardápio é o primeiro passo do processo de criação. Existem, basicamente, dois tipos: o simples, de apenas uma página ou frente e verso, e o livro. A escolha vai depender do estilo de cada restaurante e da quantidade de produtos comercializados. Geralmente, o formato de livro é o mais utilizado.
Priorize bons materiais
Escolher o material para a produção e impressão de cardápio é outro aspecto baseado nas características individuais de cada estabelecimento, dependendo essencialmente dos atributos do restaurante, como: especialização da culinária, público-alvo, localização e ambiente. Dentre as opções mais vistas no mercado, estão os modelos de madeira, couro, plástico, papel e material sintético. Independentemente do estilo, a qualidade do material deve ser o fator-chave.
Não deixe a impressão de lado
A impressão de cardápio também deve prezar pela qualidade, harmonizando material, layout e textura, além de entregar um produto resistente e de longa durabilidade.
Personalize o layout
Um layout personalizado pode ser o diferencial de um restaurante. Priorizar cores relacionadas ao tema ambiente e à identidade de marca é muito importante, bem como a utilização do logotipo. Ilustrações são sempre bem-vindas, tomando-se o devido cuidado com a poluição visual. A tipografia deve ter atenção especial, visando facilitar a leitura. Fontes muito pequenas ou complexas podem atrapalhar.
Organize os produtos
Manter um padrão na forma de apresentar os produtos, e separá-los adequadamente, é primordial. Em outras palavras, deve-se criar seções para entradas, pratos principais, bebidas e sobremesas. Como opção, ter uma carta de vinhos ou cervejas especiais à parte também é interessante. Um cardápio desorganizado pode bagunçar a cabeça do cliente.
Destaque os preços
Na hora de escolher um pedido, todo cliente se atenta ao preço. Apresentá-los em destaque, em negrito ou com uma fonte um pouco maior ajuda a ter uma visualização de maneira mais rápida e clara. Também pode ser relevante listar os produtos na ordem crescente dos preços, de modo a facilitar a decisão do consumidor.
Mantenha o bom estado
A imagem de um restaurante também leva em conta a limpeza. Manter a higienização e o bom estado dos cardápios é fundamental para que o cliente se sinta em um ambiente limpo e bem cuidado. Deve-se evitar a utilização de menus rasgados, manchados ou velhos.
Com mais de 20 anos de experiência, a Menuart é uma empresa com excelência no ramo de fabricação de cardápios personalizados, atendendo aos maiores estabelecimentos do Brasil. Além disso, possui soluções que alinham criatividade e eficácia e oferece uma linha exclusiva de produtos para bares, restaurantes, hotéis e outros tipos de empreendimentos.
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