A cartela de vinhos de um restaurante é certamente um dos principais aspectos observados pelos clientes no local. Ao sentar em uma mesa, normalmente, a primeira coisa que se pede é o cardápio, depois, a cartela de vinhos, tendo em vista que a bebida deverá adequar-se à refeição que será consumida. A partir disso, é muito importante que o proprietário do restaurante opte por fazer esse tipo de cartela da melhor maneira possível.
Pensando nisso, preparamos 4 dicas para que você monte a cartela de vinho do seu restaurante. Acompanhe a leitura.
1. Capriche no design
A estética da sua cartela de vinhos é um dos pontos que mais chamam a atenção dos clientes. Tenha em mente que as fotos devem ser bonitas e, ao mesmo tempo, realistas, de modo que o cliente saiba exatamente o que está pedindo. Além disso, opte por dispor os vinhos de maneira a dar todas as informações em tamanho adequado para os clientes. Assim eles saberão escolher com mais clareza o tipo de vinho e as refeições que mais combinam com ele.
Em relação ao design, é interessante que se procure por uma empresa especializada em cardápios, como é o caso da Menuart, que oferece a opção de criar uma cartela personalizada para o seu restaurante. Isso permite que você crie a cartela de acordo com os diferenciais presentes no estabelecimento.
2. Faça uma cartela de vinho democrática
Pense em todos os seus clientes, não ofereça apenas os vinhos mais caros. Tenha em mente que, mesmo que o seu restaurante seja voltado a um público com melhores condições financeiras, sempre haverá clientes com poder aquisitivo não tão alto que estão ali para comemorar uma data especial, por exemplo. Para esses clientes, tenha sempre uma opção de vinho de alta qualidade, mas um pouco mais em conta em sua cartela de vinhos. Isso faz com que a cartela de vinhos seja mais democrática e que você consiga fidelizar mais clientes.
3. Destaque seus vinhos
Assim com o design é muito importante, a forma com o que os vinhos são expostos também merece um destaque especial. Se você tem uma procura alta por vinhos, veja se vale a pena fazer um cartela separada do cardápio e ter um sommelier que possa explicar cada um dos vinhos e saiba indicar para os clientes a melhor opção para o consumo de acordo com os pedidos realizados.
4. Não dê um grande foco aos preços
O mais importante em uma cartela de vinhos são as fotos e os nomes dos vinhos. Depois disso, o destaque deve estar nas informações referentes a cada bebida. O preço deve estar na cartela, no entanto, não deve ter mais atenção do que o restante. Aqui, a dica é colocar os preços de cada vinho ao final das informações dispostas sobre eles. O tamanho deve ser visível, mas não muito grande, uma vez que os vinhos não devem ser escolhidos por preço, mas pela qualidade.
Conheça a Menuart, empresa líder em cardápios
A Menuart é referência nacional na produção de carta de vinho e cardápios totalmente personalizados. A empresa é pioneira no ramo e se destaca por oferecer opções de excelente qualidade e funcionalidade para bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Além disso, a Menuart conta com opções de alto requinte e sofisticação para atender aos clientes mais exigentes do mercado.